sábado, 20 de março de 2010

IMC etapa verde – item 1

Para conquistar a etapa verde, algumas atividades são necessárias. Vou mostrar aqui as etapas do item 1. É obrigatório realizar pelo menos duas destas atividades (retirado do Guia de Especialidades de 2009):

Lá vai:

- Juntamente com outros membros da equipe, pesquisar as causas dos seguintes problemas, elaborando um relatório ilustrado de suas conclusões para apresentá-lo à Seção:

  • Contaminação da água;
  • Erosão do solo; e
  • Poluição de rios ou praias (água e areia).

- Preparar, para distribuição entre excursionistas e campistas, uma lista de orientações sobre o que se deve fazer, em uma área de camping, para evitar a contaminação e a destruição dos aspectos naturais do local.

- Descrever, explicar e ilustrar o ciclo geral do oxigênio, fazendo uma exposição detalhada para os demais membros da Seção, sua classe escolar ou outros jovens de seu bairro, procurando interessá-los para o assunto.

- Levar a cabo um estudo de plantas e animais, preparando um relatório sobre os que estão em vias de extinção, destacando a região do país em que isso se verifica e as causas do fenômeno; o estudo pode incluir trabalhos de campo e outras formas de pesquisa.

É isto aí pessoal, segue o desafio.

Continue lendo >>

Insígnia Mundial de Conservacionismo

O objetivo da Insígnia Mundial de Conservacionismo, ou  IMC, é fazer com que a gente aprenda mais sobre a Natureza e como fazer para preservá-la.

É uma insígnia muito importante e necessária para a conquista da Lis de Ouro (veja post).

Existem três níveis: Etapa Marrom, Etapa Verde e Etapa Azul. Cada etapa desta foi criada como sugestão para os ramos (Lobinho, Escoteiro e Sênior), mas em qualquer um dos ramos você pode conquistar qualquer uma das etapas.

O distintivo é utilizado acima do bolso esquerdo do uniforme ou traje Escoteiro.

Tem mais sobre a IMC no site escoteiros.org.br.

Nos próximos posts eu vou falar sobre os itens da Etapa Verde, e segue o desafio para a Tropa Escoteira: Alguém vai conquistar a IMC Verde no primeiro ciclo?

Até.

Sempre Alerta.

Continue lendo >>

quinta-feira, 18 de março de 2010

Lis de Ouro – como chegar lá

Todos já ouviram falar da Lis de Ouro, mas será que todo mundo sabe como conquistá-la?

A Lis de Ouro é a condecoração máxima de um Escoteiro, significa que para a sua Tropa você é “o cara” (as meninas também são “o cara”). Você conquistou várias etapas, aprendeu muitas coisas, e principalmente, o jovem que possui uma Liz de Ouro está se tornando o VERDADEIRO Escoteiro, buscando sempre o melhor e conduzindo a vida conforme os princípios que um tal de B.P. nos mostrou já tem algum tempo.

O distintivo da Lis de Ouro é usado na manga esquerda da camisa, e permanece no seu uniforme até você conquistar o Escoteiro da Pátria (já na Tropa Sênior), ou quando você ingressar no Ramo Pioneiro.

Mas o caminho até lá não é assim tão fácil, são várias as etapas e vencê-las requer muito esforço. Mas também não é tão difícil assim.

Nos próximos posts eu estarei mostrando o caminho das pedras, mas eu vou só mostrar, quem deve atravessar são vocês.

Até.

Sempre Alerta.

Continue lendo >>

sábado, 13 de março de 2010

Recrutador e Semeador…..o que é isto?

Vocês sabem que existem os distintivos de Recrutador e Semeador no Escotismo Brasileiro?

Vocês sabem como conquistá-los?

No site da UEB (clique aqui) tem tudo explicadinho, acesse e confira.

Aproveitando, está lançado o desafio para o G.E.B., quem será bronze? Quem será prata? Quem será ouro? E será que teremos algum Semeador?

Foi dada a largada, jovens e adultos do G.E.B., vamos recrutar e semear.

Sempre Alerta.

Continue lendo >>

Post inicial….

Olá irmãos Escoteiros!!!!!

Estamos inaugurando neste espaço o blog da Tropa Escoteira do Grupo Escoteiro Brusque.

Aqui será o local de divulgação de nossas atividades, coisas interessantes sobre Escotismo, troca de idéias, e principalmente um espaço para os Escoteiros do G.E.B. ficarem sabendo das novidades da nossa Tropa.

Espero que possa sempre atualizar o conteúdo deste blog, e torná-lo interessante a todos.

Sempre Alerta.

Ch. Pinotti.

Continue lendo >>